
Crossmedia – Barreira entre gerações
Engraçado como muitas cabeças ainda acham que os dois mundos (online e offline) não podem coexistir.
Em uma época que o mundo digital gera situações que juntam 2 mundos (Omni Channel, Marketplaces, cross devices, dentre outros), o modelo de divulgação visando somente um meio, online ou offline, não tem mais espaço.
Os limitadores da estratégia existem e são determinantes na escolha:
• público-alvo: muitas vezes ele encontra mais em um mundo do que de outro. Ex.: se o seu produto/ serviço precisa falar com meninas de 12 a 16 anos, você estar a maior parte do tempo em YouTube, Instagram e Snapchat;
• verba: o maior limitador. Um cliente com um budget alto é o melhor dos mundos. Mas até mesmo quem antes tinha verbas infinitas hoje buscam performance;
• influenciadores: depende com quem você quer falar. Um Mc Bin Laden pode ser muito mais eficaz que o Luciano Huck. Há uma grande diferença no cachê dos dois (Huck ainda ganha!).
Mais uma vez a palavra planejamento dita todas as regras e eu, particularmente, defendo-a como defendo um pacote de Doritos durante aquela fome estrondosa que me ataca as 18h.
Recentemente tive uma troca de aproximadamente 8 e-mails com um cliente que defendia que deveria gastar R$ 3mil em rádio em sua cidade de atuação ao invés de investir o mesmo valor em link patrocinados, google shopping e etc. Em momento algum disse que o rádio deveria ser excluído mas defendi que o PLA e Search também não deveriam. Falei de ROI, CPC, CTR e todas as siglas possíveis (explicando-as, óbvio) mas ficou claro para ele que a divulgação de sua loja não vai funcionar muito bem online.
Ok, eu posso estar errado mas duvido que ele esteja certo!
Como ele mesmo me disse:
Regra #1: “Eu estou sempre certo”
Regra #2 “Nos raros casos em que eu não estiver certo, aplique a Regra #1”
Não existe mais o certo ou errado. Existe o que realmente aconteceu. Existem os dados, as conversões, as vendas, os captados e os faturados.
Há muito tempo atrás McLuhan defendeu em seu livro que cada meio tem a sua própria característica e efeito e mesmo depois de mais de 5 décadas, sua teoria encaixa-se perfeitamente ao momento que vivemos hoje.
Enquanto isso, eu tô tranquilo e o mercado tá favorável para todos os canais.
Aguardem atualização do post para saberem quem está certo. 
Créditos da imagem: PhotoLondonUK / Shutterstock.com

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